segunda-feira, 30 de maio de 2011

E o que é Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica afinal?!


Bom, achei proveitoso esclarecer para os meus amigos de que se trata Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica que eu tenho tanto falado e divulgado aqui. Não apenas por eu estar neste exato momento em Bento Gonçalves participando do V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, mas por perceber a incrível abertura e demanda que esta área tem ganho nos últimos anos, que é do que se trata a Resolução 009/2011 do CFP.

Trata-se de uma prática exclusiva do psicólogo que pretende investigar uma queixa para entender a dinâmica da manifestação desse fenômeno e para assim poder responder e tomar medidas cabíveis. Assim sendo, pode-se perceber essa prática inserida em diversos contextos, como o da Avaliação Psicológica na área da Educação, quando as dificuldades de aprendizagem ultrapassam as diversas tentativas de ensino, a Avaliação Psicológica na Saúde, como a realizada para pacientes de cirurgia bariátrica, a Avaliação Psicológica no contexto Organizacional, para conhecer bem as potencialidades do sujeito e encaixá-lo no posto mais adequado, a Avaliação Psicológica Pericial, quando o juiz solicita o entendimento das questões psicológicas para ajudá-lo a decidir em questões, a Avaliação Neuropsicológica, que investiga lesões que possam ter causado dano psíquico, dentre tantas outras.
Para que vocês tenham idéia, já existe há mais de 20 anos a Avaliação Psicológica Intercultural, para avaliar o candidato para viagem de Intercâmbio.
Todas essas avaliações psicológicas focam-se em no máximo 10 atendimentos que se sucedem através de diversas técnicas para permitir conhecer o sintoma na sua magnitude.

Portanto, gostaria também de expor nesse post, acerca da nova Resolução do Conselho Federal de Psicologia. É a Resolução 009/2011, acerca da Avaliação Psicológica no contexto do Trânsito. Você deve se lembrar do tal "teste psicotécnico", não é? Pois bem, há alguns anos, as técnicas e os testes psicológicos eram muito mal empregados, o que acabou estigmatizando as nossas ferramentas. Portanto, nada mais proveitoso do que essa resolução que discorre sobre a Avaliação e a importância do uso dos Testes Psicológicos.

E a diferença entre Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica? Bem, vários autores tem diferentes opiniões sobre o assunto, mas o consenso parece ser o de que todas as vezes que se utilizam testes psicológicos (é possível não utilizá-los e fazer uma avaliação satisfatória) nesse tipo de Avaliação, ele passa a ser chamado de Psicodiagnóstico.

Agora que você sabe o que é Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico, me responde: É impossível não conhecer alguém que tenha passado ou precise passar por esse atendimento, não é?

A resolução está abaixo caso se interessem em ler:

Resolução CFP nº 009/2011

Altera a Resolução CFP nº 007/2009, publicada no DOU, Seção 1, do dia 31 de julho de 2009
O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferidas pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971 e;
CONSIDERANDO a Resolução CFP nº 07/09, que institui normas e procedimentos para a avaliação psicológica no contexto do Trânsito;
CONSIDERANDO o compromisso do Sistema Conselhos em qualificar a área de avaliação psicológica no contexto do Trânsito;
CONSIDERANDO a decisão deste Plenário em sessão realizada no dia 06 de maio de 2011,
RESOLVE:
Art. 1º – Alterar o texto do Anexo II da Resolução CFP nº 07/2009, publicada no DOU, Seção 1, do dia 31 de julho de 2009, o qual passa a ter a seguinte redação:
"Anexo II da Resolução CFP nº 007/2009
A avaliação psicológica no trânsito, assim como em qualquer outro contexto de atuação do psicólogo, deve ter suas conclusões pautadas em um processo de investigação com base científica reconhecida. O uso de testes psicológicos nesse processo requer que os mesmos tenham evidências de validade para tal propósito, assim como os demais métodos usados nessa avaliação.
Especificamente, para o contexto do trânsito, os estudos considerados mais importantes no que se refere à base científica do instrumento são os de validade de critério que procuram demonstrar que determinado construto (atenção, por exemplo) está associado a algum evento importante do contexto social que se pretenda prevenir (acidentes causados por imprudência) e/ou reforçar (direção segura e respeito às leis). Tais eventos se transformam em variáveis externas (critérios) a serem investigados em termos de quanto conseguem ser previstos a partir dos resultados dos testes que mensuram tais construtos. Esses estudos geralmente comparam o desempenho nos testes de grupos de pessoas com acidentes causados por imprudência, por exemplo, com grupos gerais. Se forem encontradas diferenças significativas em um determinado teste concluiu-se que aquele construto/teste tem alguma informação útil e relevante àquele contexto.
Para a interpretação dos resultados dos testes aplicados no contexto do trânsito, recomenda-se que sejam utilizadas as normas específicas e/ou gerais dos instrumentos, e que sejam seguidas as orientações previstas nos respectivos manuais para a análise dos dados encontrados. O psicólogo deve colocar em prática os preceitos da avaliação psicológica, quais sejam, os dados advindos dos testes psicológicos devem ser reunidos às informações fornecidas por outros recursos avaliativos, com o objetivo de que sua compreensão final inclua as informações contextuais.
Além disto, sugere-se que sejam realizados continuamente estudos nacionais tendo como base os dados já coletados com os instrumentos adotados e com indicadores relevantes para esse contexto, e que sejam levantados os estudos internacionais que indiquem a relação teórica e empírica entre os resultados de testes semelhantes aos disponíveis no Brasil para uso no trânsito, apoiando sua validade de critério".
Art. 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília - DF, 09 de maio de 2011.
HUMBERTO VERONA
Conselheiro Presidente


12 comentários:

  1. A avaliação psicológica e o psicodiagnóstico se distinguem apenas pelo uso ou não de testes?

    ResponderExcluir
  2. acabou que vc não explicou nada...muito confuso!!!

    ResponderExcluir
  3. Também acredito que não se diferenciam apenas por um uso ou não de testes...
    acredito que avaliação psicológica é "o processo no qual ocorre avaliação" sob qualquer técnica e teoria, já o psicodiagnóstico seria "o resultado da avaliação", onde as informações estudadas se apresentam organizadas... algo mais ou menos assim.

    ResponderExcluir
  4. informações imprecisas.... de mau gosto!

    ResponderExcluir
  5. Olha só! A Jurema Alcides Cunha salienta (no livro Psicodiagnóstico V, capítulo 2) que a grande diferença entre Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica consiste em que o primeiro tem propósitos clínicos e, neste sentido, a Avaliação Psicológica é mais ampla e, inclusive abarca em si o conceito de psicodiagnóstico. Para melhor exemplificar isso, levemos em consideração a avaliação psicológica para obtenção da CNH, o "psicotécnico", este, ao que tudo indica visa esclarecer uma questão (se sujeito tem as capacidades necessárias para se tornar um condutor de veículos) e, sendo assim, não tem finalidade clínica.
    É claro, outros autores sustentarão outras visões sobre as diferenças conceituais entre psicodiagnóstico e avaliação psicológica mas, é exatamente essa pluralidade de visões sobre um fenômeno é que a faz da ciência psicológica algo tão rico.

    ResponderExcluir
  6. Não deu pra entender a diferença das 2!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O psicodiagnóstico é um procedimento científico que necessariamente utiliza teste psicológicos (de uso exclusivo dos psicólogos), diferente da avaliação psicológica na qual o psicólogo pode ou não utilizar esses instrumentos. A Avaliação Psicológica eu posso fazer por exemplo apenas com entrevistas e observações. No Psicodiagnóstico precisa ter aplicação de teste psicológicos.

      Excluir
  7. Parabens pela iniciativa de repassar seus conhecimentos

    ResponderExcluir